4 dicas para mulheres que pretendem se divorciar.

1. Procure uma advogada familiarista – e, preferencialmente, especializada em atendimento de mulheres.
Informação é poder. É importantíssimo que, mesmo antes de comunicar esta decisão, você procure uma advogada familiarista. O Judiciário é machista e, como vimos nos últimos dias, tende a perpetuar os estereótipos e violências já sofridas pelas mulheres. Então, é muito importante que você busque uma advogada especializada e que esteja atenta à perspectiva de gênero, pois ela poderá te informar e defender seus direitos da melhor forma possível!
2. Faça um planejamento financeiro pessoal e para o pagamento dos custos do divórcio.
Seja o divórcio feito de forma extrajudicial ou de forma judicial, o custo não é baixo. Portanto, é importante que você planeje estes gastos, já considerando que você terá que arcar com custos pessoais, residenciais e também dos filhos de uma maneira diferente.
3. Providencie e guarde documentos que comprovem os gastos do casal e dos filhos, certidões de imóveis, comprovantes e declarações de renda do casal, extratos bancários e de aplicações financeiras, documentos de veículos e demais documentos que comprovem a renda e o padrão de vida do casal e dos filhos. Guarde estes documentos em lugar seguro ou até mesmo com uma pessoa de sua confiança. Muitas vezes, após a separação de fato, as mulheres perdem acesso a tais documentos já que, normalmente, são os homens que cuidam das finanças do casal.
4. Cuide-se!
Pratique o autocuidado. Busque a ajuda e apoio de seus familiares, amigas e amigos. Se entender necessário, busque ajuda psicológica e médica para você e filhas/filhos. É um momento delicado e contar com profissionais capacitados, bem como com uma rede de apoio faz toda a diferença!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: