O INSS TEM PRAZO PARA ANALISAR O MEU REQUERIMENTO?

Sim, o INSS tem uma prazo previsto em lei para analisar o seu requerimento.

Mas este prazo é cumprido? Normalmente, não.

O INSS, segundo o artigo 691 da sua próprio Instrução Normativa de nº 77 e, nos termos do artigo 49 da Lei nº 9.784 de 1999, possui o prazo de 30 (trinta) dias, prorrogáveis por mais 30 (trinta), para analisar os requerimentos dos segurados.

Isto significa que, se o INSS demora mais que 60 (sessenta) dias para analisar um requerimento, ele já está descumprindo a Lei.

Nestes casos o segurado pode entrar com uma ação judicial chamada Mandado de Segurança para obrigar o INSS a analisar o seu pedido.

Essa tem sido a saída de muitas pessoas, já os pedidos de aposentadoria aumentaram muito nos últimos meses e o INSS está com falta de funcionários, há uma demora superior a um ano para dar resposta em alguns casos.

Importante destacar que o Mandado de Segurança serve apenas para o INSS analisar o pedido, ou seja, deferir ou indeferir o benefícios que foi pedido pelo segurado. Nesta ação não se discute valores, formas de cálculo, não se analisam documentos de doenças, tempo rural, etc.

Caso o INSS defira ou indefira de modo equivocado o benefício, o segurado deverá tomar outras medidas cabíveis, como recursos administrativos ou processo judicial, sendo importante o acompanhamento do caso por um advogado especializado na área.

O INSS não analisou seu pedido neste período? Está com alguma dúvida?

Entre em contato conosco!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: